Quadrinhos, animes e Literatura

Minha foto
"Alguns livros devem ser degustados, Outros são devorados, Apenas poucos são mastigados E digeridos totalmente." (Cornelia Funke, Coração de Tinta.)

domingo, 12 de novembro de 2017


 Admirável Mundo Novo é uma novela distópica escrita em 1931 pelo autor inglês Aldous Huxley e publicada em 1932.Ambientado na Londres do ano  2540 d.C. (632 AF- "After Ford" - no livro), o romance antecipa a evolução da tecnologia reprodutiva, aprendizagem do sono, manipulação psicológica e condicionamentos clássicos que se combinam para fazer uma mudança profunda na sociedade. Huxley proseguiu com o tema deste livro com uma reavaliação em um ensaio, Brave New World Revisited (1958), e com Island (1962), seu romance final.

Os acontecimentos da Depressão na Grã-Bretanha em 1931, com o desemprego em massa e o abandono do padrão de moeda do ouro, persuadiram Huxley a afirmar que a estabilidade era a "necessidade primordial e máxima" se a civilização fosse sobreviver à crise atual. O personagem Brave New World Mustapha Mond, controlador mundial residente da Europa Ocidental, recebe o nome de Sir Alfred Mond. Pouco antes de escrever a novela, Huxley visitou a planta tecnologicamente avançada de Mond perto de Billingham, nordeste da Inglaterra, e isso causou uma grande impressão nele.

Huxley usou o cenário e personagens em seu romance de ficção científica para expressar opiniões amplamente difundidas, particularmente o medo de perder a identidade individual no mundo acelerado do futuro. Uma viagem precoce aos Estados Unidos deu ao seu Admirável Mundo Novo muito do seu caráter. Não só Huxley se indignou com a cultura da juventude, a alegria comercial e a promiscuidade sexual, e a natureza interior de muitos americanos , também encontrou o livro "Minha vida e trabalho" de Henry Ford no barco para a América e ele viu os princípios do livro aplicados em tudo o que ele encontrou depois de deixar San Francisco (Fordismo). 

A novela abre na cidade do estado mundial de Londres em AF 632 (2540 dC no calendário gregoriano), onde os cidadãos são projetados através de ventos artificiais e programas de doutrinação da infância em classes predeterminadas (ou castas) baseadas em inteligência e trabalho. Lenina Crowne, trabalhadora de incubadora, é popular e sexualmente desejável, mas Bernard Marx, um psicólogo, não é. Ele é mais baixo em estatura do que o membro médio de sua alta casta, o que lhe dá um complexo de inferioridade. Seu trabalho com a aprendizagem do sono permite que ele compreenda e desaprove os métodos de sua sociedade para manter seus cidadãos pacíficos,  que inclui o constante consumo de uma droga calmante chamada soma. Seu único amigo é Helmholtz Watson, um talentoso escritor que tem dificuldade em usar seus talentos de forma criativa em sua sociedade livre de dor.
Bernard decide passar um feriado com Lenina fora do Estado Mundial em uma reserva selvagem no Novo México, na qual os dois podem observar as pessoas nascidas da natureza. Podem observar a doença, o processo de envelhecimento, outras línguas e estilos de vida baseados na religião, pela primeira vez.  Bernard e Lenina testemunham um ritual público violento e depois encontram Linda, uma mulher originalmente do Estado Mundial que vive na reserva com o filho John. A presença dessas personagens dão uma guinada nas ordem estabelecida no Estado Mundial.

Admirável Mundo Novo é um livro fantástico. Seus questionamentos estão vivos até hoje. Vale muito a pena ler. 

Admiravel Mundo Novo - Aldous Huxley            Boa leitura!   ^_~


Nenhum comentário:

Postar um comentário