Quadrinhos, animes e Literatura

Minha foto
"Alguns livros devem ser degustados, Outros são devorados, Apenas poucos são mastigados E digeridos totalmente." (Cornelia Funke, Coração de Tinta.)

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

BLACKSAD




      Blacksad é uma série de quadrinhos criada pelos autores espanhóis Juan Díaz Canales (escritor) e Juanjo Guarnido (artista), e publicado pela editora francesa Dargaud. Embora ambos os autores sejam espanhóis, seu principal público-alvo para a Blacksad foi o mercado francês e, portanto, publicaram todos os volumes da Blacksad em francês em primeiro lugar. A edição em espanhol geralmente segue cerca de um mês depois. O primeiro volume Quelque part entre les ombres (Em algum lugar entre as sombras),  foi publicado em novembro de 2000. O segundo volume, Arctic-Nation, foi publicado em 2003 e o terceiro, Âme Rouge (Red Soul ), foi publicado em 2005.

     Blacksad foi feito no  estilo de um filme noir. As histórias são definidas na América do final da década de 1950. Todas as personagens são animais antropomórficos cuja espécie reflete sua personalidade, tipo de personagem e papel na história. Os estereótipos animais são frequentemente utilizados, por exemplo: quase todos os policiais são canídeos, como Pastores Alemães, Bloodhounds e raposas, enquanto os personagens do submundo são ,muitas vezes, répteis ou anfíbios. As personagens femininas são muitas vezes muito mais humanos do que os seus homólogos masculinos.

      A série ocasionalmente apresenta versões antropomórficas de pessoas famosas, principalmente em Red Soul. Adolf Hitler é retratado como um gato (possivelmente em homenagem ao Maus de Art Spiegelman), o senador Joseph McCarthy como o senador Gallo (um galo), Mark Rothko como Sergei Litvak (um urso), o presidente como águia e Allen Ginsberg como Greenberg ( um bisonte), enquanto Otto Liebber (uma coruja) tem uma forte semelhança com muitos cientistas envolvidos no Projeto Manhattan em Los Alamos.

      O quadrinho tenta  passar uma perspectiva dirty-realist* e um estilo cinematográfico dark através de linhas bastante limpas e realistas. Desenhos detalhados de aquarela, incluindo locais e cidades da vida real, também contribuem para a sensação realista da série, apesar de os personagens serem animais. Enfim, vale muito dar uma olhada.  :D


      *Nota de Rodapé: Dirty Realism ou realismo sujo é um termo inventado por Bill Buford da revista Granta para definir um movimento literário norte-americano. Os escritores desta subcategoria de realismo descrevem os aspectos mais comuns ou mundanos da vida ordinária em linguagem livre, sem adornos.

O termo formou o título da edição de Granta no verão de 1983, para a qual Buford escreveu uma introdução explicativa:

     "O realismo sujo é a ficção de uma nova geração de autores americanos. Eles escrevem sobre o lado corriqueiro da vida contemporânea - um marido desertor, uma mãe solteira, um ladrão de carros, um batedor de carteiras, um viciado em drogas - mas eles escrevem sobre isso com um distanciamento perturbador, às vezes chegando à comédia. Subestimados, irônicos, às vezes selvagens, mas insistentemente compassivos, essas histórias constituem uma nova voz na ficção ".

      Às vezes considerado uma variedade de minimalismo literário, o realismo sujo é caracterizado por uma economia com palavras e um foco na descrição da superfície. Os escritores que trabalham dentro do gênero tendem a evitar advérbios, metáforas estendidas e monólogos internos, permitindo que os objetos e o contexto ditem o significado. Os personagens são mostrados em ocupações comuns e não importantes, e muitas vezes a falta de recursos e dinheiro que cria um desespero interno.

       Blacksad - HQ 

Em algum lugar entre as sombras
Nação Ártica
Alma Vermelha
O Inferno Silencioso
Amarillo


                                                                                   Boa leitura!  ^_~

Nenhum comentário:

Postar um comentário