Quadrinhos, animes e Literatura

Minha foto
"Alguns livros devem ser degustados, Outros são devorados, Apenas poucos são mastigados E digeridos totalmente." (Cornelia Funke, Coração de Tinta.)

sábado, 5 de setembro de 2015

Resultado da Bienal




   Duas aquisições para a estante da G&T. O escritor Marcos Mota com "O Enigma dos Dados". Por último o fantástico, o extraordinário Neil Gaiman com seu título minimalista " A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras".  Waaaaaaaaaaaaaaaah, agora só preciso de R$150,00  para comprar Lugar nenhum e O Livro da  Vida. Eles estão na minha Wishlist desde o começo do ano. Será que agora vai??????

    Inté    XOXO

terça-feira, 30 de junho de 2015

Ressaca Literária



     Nesses 2 meses de ressaca literária, li o total de 14 livros e meio e muito mangá Yaoi (adooooooro). Depois de ler Almoço Nu fiquei exausta, precisava de uma coisa tão leve que deixasse meu cérebro em paz.
      Uma boa surpresa foi As Vantagens de Ser Invisível. Temia que fosse algo do gênero John Green, confesso que não li nada dele até hoje e nem pretendo ler. Mas, sendo ou não parecido com John Green, a leitura é bastante agradável, contudo ainda não descobri até hoje como aquele menino sobreviveu. Coisas da literatura.

Vantagens de Ser Invisível
Releitura de clássicos da literatura:


                                  



Moby Dick

O Médico e o Monstro


Outra releitura maravilhosa, um clássico policial é O Assassinato no Expresso do Oriente de Agatha Christie. Agatha é incrível, ela criou um clima de suspense que funciona até hoje. Imperdível!





Para as crianças super indico A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau, uma delícia infantil. Recomendo a Obra toda de Jean Jacques Sempé e René Goscinny.





O Pequeno Nicolau       <-------           19 histórias reunidas do pequeno Nicolau. Passe adiante!

Boa leitura!       XOXO      =^.^=


Livros incômodos






















    Durante 2 meses eu fiquei bastante intrigada com esses livros, (li  Nosferatu 2 vezes). Precisava saber o que me incomodava tanto neles . além do óbvio. O caos mental das personagens me incomodava profundamente. Não havia uma âncora de sensatez, exceto em Nosferatu, onde a sensatez e o equilíbrio vinham do vilão. A gente pergunta a todo minuto, " Por que você está fazendo isso?", e a resposta que vinha era sempre um solene " Dane-se!". Era muito irritante.
   Definitivamente são ótimos livros, mas para funcionar é necessário mergulhar na loucura das personagens. Viajar no Rolls-Royce de Nosferatu ou no oxy de Almoço Nu. Deixar que a insanidade o atinja para que você veja o mesmo que as personagens estão vendo. Acredite, não é fácil.



Almoço Nu

Nosferatu


   Boa leitura!   XOXO     =^.^=

sábado, 6 de junho de 2015

Na Estante pra Junho


 Temos que trabalhar para sustentar o vício, mas eis que é chegada a hora das F É R I A S. Vou ler muiiitoo!

     Meu destaque vai para Evil Dead da Darkside. O livro fala sobre os bastidores do filme, até aí normal, mas o que tem dentro é  que impressiona.  Uma edição linda, cheia de fotos e detalhes bizarros, como diz a habitante do planeta PLUFT, um primor  ;) . Sem contar que meu marcador de páginas é um controle remoto. ADOREI!!!! Quero a coleção toda.















  Boa leitura!      XOXO   =^.^=



   

   

terça-feira, 19 de maio de 2015

Estante Virtual XIII


          Chegou! Sem atrasos e sem ausências. Obrigada Livraria Moreira

                                    =^.^=

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Resumo de Abril


   Voltando aos livros de abril...
Abril foi um mês chocho pra mim. Tive poucas leituras empolgantes. :/ Talvez por isso tenha me dedicado tanto a maratonar seriados. :P

- Prêmio Casal do mês:   Palmer & Gaiman, as melhores leituras do mês.
  The Art of Asking foi uma surpresa. Acho que todo artista iniciante ou que esteja desenvolvendo um conceito próprio DEVE ler esse livro. Fora isso, é uma leitura agradável e bem divertida. Amanda não omite os erros nem as fragilidades, vale muito a leitura.





   -  Gostei bastante de Os filhos de Anansi. Sem sair da fantasia, Gaiman continua falando de temas da vida. No caso, aquele pai super constrangedor e um irmão tão foda que só a existência já sufoca. O panteão africano é também muito legal.
   -  Deuses Americanos foi uma surpresa. Um conteúdo mais adulto, deuses antigos lutando para sobreviver na era digital, uma bela cena de yaoi e Shadow ou seja, uma confusão bem armada.
     Shadow é exatamente o que seu nome diz: ele é uma sombra. Ele é coadjuvante da própria história, perdido inicia e perdido termina sua saga. Mas para ele isso não importa. Shadow lembra um pouco aqueles cowboys caladões americanos, vale a pena conhecê-´lo.















- Indicações:                                                                                  
    
Coração de Tinta, recebi essa indicação de uma habitante do planeta PLUFTZ. São criaturas um tanto estranhas que gostam de fantasia, HQs e coisas nerds em geral.   S2                                                 
      Adoro conto de fadas e Coração de Tinta veio totalmente de encontro a essa expectativa.   Só com a possibilidade de poder trazer elementos das minhas histórias favoritas pra vida real, o livro já me                   fisgou. ^^                                                                                                                                                                                               







- Walden - Andar a pé - Desobediência civil- Todos obras de Henry David Thoreau.
   Já havia lido Thoreau na adolescência. Quando vi citações sobre ele em The Art of Asking tive que ler com a visão de 48 anos. Não é uma leitura fácil, é chato mesmo, mas aquela mente teimosa e ranzinza de Thoreau foi capaz de divagações belíssimas diante da simplicidade.  Imperdível para quem tem alma de poeta. :D














- Sejamos todos feministas- Das páginas feministas do FB, Sejamos todos Feministas   é uma versão modificada de uma palestra dada em dezembro de 2012 no TEDxEuston, conferência anual com foco na África.
  Gostei bastante da visão de Chimamanda, uma atitude sensata porém firme diante de um país ainda engatinhando em termos de igualdade social. TODOS devem ler. :)



Releituras:

- A Fantástica Fábrica de Chocolate - Roald Dahl. Recomendo sempre Mr. Dahl para qualquer criança que queira começar a incrível aventura de ler. Seu texto é fácil e cativante. Recomendadíssimo para qualquer idade.




- A Tempestade - Shakespeare .  " A tempestade é uma história de vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil." Gostou?  Tirei da Wikipédia. ;)



Decepção do mês:

Tenho certeza que foi culpa minha. O que eu poderia esperar de um relato histórico? The 13th warrior é um dos meus fracassos cinematográficos favoritos. Foi horrível constatar que aquela amizade não aconteceu. Deixei-me levar pelo filme e acabei perdendo o prazer da leitura. Entretanto, a cena da baleia foi realmente muito legal. ^^








 Esse foi o mês de abril, espero que o mês de maio seja mais empolgante.

 Boas leituras!       XOXO      =^.^=



terça-feira, 28 de abril de 2015

Cora Coralina - Estante Virtual XII

    
      Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas   Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 s de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade

     Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

     Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, adotou o pseudônimo de Cora Coralina, era filha de Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto, desembargador nomeado por D. Pedro II, e de dona Jacyntha Luiza do Couto Brandão. Começou a escrever os seus primeiros textos aos 14 anos, publicando-os posteriormente nos jornais da cidade de Goiânia, e nos jornais de outras cidades, como constitui exemplo o semanário "Folha do Sul" da cidade goiana de Bela Vista e nos periódicos de outros rincões, assim como a revista A Informação Goiana do Rio de Janeiro, que começou a ser editada a 15 de julho de 1917. Apesar da pouca escolaridade, uma vez que cursou somente as primeiras quatro séries, com a Mestra Silvina (Mestre-Escola Silvina Ermelinda Xavier de Brito (1835 - 1920)). Em 1911, foi para o estado de São Paulo com o advogado Cantídio Tolentino de Figueiredo Bretas, que exercia o cargo de Chefe de Polícia, equivalente ao de secretário da Segurança, do governo do presidente Urbano Coelho de Gouvêa - 1909 - 1912, onde viveu durante 45 anos, inicialmente no município de Jaboticabal onde nasceram seus seis filhos: Paraguaçu, Eneas, Cantídio, Jacyntha, Ísis e Vicência. Ísis e Eneas morreram logo depois de nascer. Em (1924), mudou para São Paulo.

    Com a morte do marido, passou a vender livros. Posteriormente, mudou-se para Penápolis, no interior do estado, onde passou a produzir e vender linguiça caseira e banha de porco. Mudou-se em seguida para Andradina, cidade que atualmente, mantém uma casa da cultura com seu nome, em homenagem. Em 1956, retorna a Goiás.

     Ao completar 50 anos, a poetisa relata ter passado por uma profunda transformação interior, a qual definiria mais tarde como "a perda do medo". Nessa fase, deixou de atender pelo nome de batismo e assumiu o pseudônimo que escolhera para si muitos anos atrás.

     Durante esses anos, Cora não deixou de escrever poemas relacionados com a sua história pessoal, com a cidade em que nascera e com ambiente em que fora criada. Ela chegou ainda a gravar um LP declamando algumas de suas poesias. Lançado pela gravadora Paulinas Comep, o disco ainda pode ser encontrado hoje em formato CD. Cora Coralina faleceu em Goiânia, de pneumonia. A sua casa na Cidade de Goiás foi transformada num museu em homenagem à sua história de vida e produção literária.
(Wikipédia)

    Impossível não amar Cora Coralina. ^^


Boa leitura !   XOXO     =^.^=




sábado, 18 de abril de 2015

As Crônicas de Bane



        Chegou hoje, pelo Ponto Frio, As Crônicas de Bane. Somente R$ 18.13 numa promoção relâmpago. Yay, muito feliz!

As Crônicas de Nárnia, Matilda e Alice no País das maravilhas.




  Dia nacional do livro infantil. Gostaria muito de postar links para leitura de autores nacionais. Tenho certeza que isso impulsionaria as vendas desses livros. Contudo, como é muito difícil convencer as pessoas de que baixar não é roubar, mas sim divulgar, eu prefiro deixar pra lá e postar os clássicos do gênero.
     Esses 3 lindinhos estão disponíveis na pasta Para Crianças. A Alice está disponível em 2 versões, com e sem ilustração.




             Boa leitura!                 XOXO                =^.^=


terça-feira, 14 de abril de 2015

A Arte de Pedir


         Minha nova ídola.
         Esse livro fala um pouco da vida de Amanda Palmer. Seu relacionamento com amigos, fãs (especialmente delicioso pra mim), com o Sr. Neil Gaiman... fala também sobre o início do The Dresden Dolls, banda indie composta por Amanda Palmer e Brian Viglione.
  Foi maravilhoso ler tanto do que penso impresso nesse livro. Autoajuda para quem ainda tem medo, um toque pra quem ainda está ruminando bobagens, mas, principalmente, coragem para ser o que você é. Seja uma louca de cabelos coloridos e coturnos ( e só) ou simplesmente uma pessoa gentil. 
Geralmente só posto notas quando leio Ebooks (pura preguiça), MAAAASS esse merece um esforço.
Notas:

"Dita Von Teese, estrela da cena burlesca contemporânea, contou certa vez uma coisa que ela aprendeu quando começou a fazer striptease em Los Angeles. As colegas - dançarinas loiras platinadas, de bronzeado artificial, corpo depilado, biquínis fluorescentes - tiravam a roupa para um público de 50 caras no clube e ganhavam 1 dólar de gorjeta de cada um. Dita subia ao palco com luvas de cetim, corpete e tutu, fazia um striptease excitante até que só sobrasse a calcinha, deixando o povo confuso. E aí 49 caras a ignoravam, enquanto 1 lhe dava 50 dólares. Aquele homem, disse Dita, era o público dela."

Se você é pudico demais e se choca por qualquer coisa ou se você tem um caso raro de ser coxinha até os ossos, não leia. Vai que pega e você se transforma ^^ ou SIM viva sob uma nova PERSPECTIVA.  
    Boa leitura!                            XOXO                      =^.^=

     


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Março - 2015

Livro do mês - O Caçador de Pipas - Lindo, emocionante, maravilhoso.



O Caçador de Pipas

Descoberta do mês - Neil Gaiman, o escritor. - Já era fã de NG só com Sandman, então descobri seus livros, nunca mais parei de ler. ^^  Adoro a mitologia usada por Gaiman, seu jeito direto de escrever e principalmente seus toques. Parece que NG tem uma preocupação especial em "conversar" com o seu leitor, por exemplo:  Sentir-se deslocado não é ruim, só significa que você ainda não encontrou seu lugar.  ^^




Neil Gaiman


Trilogia do Mês - All  Souls - A Trilogia de Deborah Harkness passa longe de um "romancezinho" meloso.  A História é muito bem construída. Os personagens, mesmo os secundários são apaixonantes.
     Deborah mudou meu jeito de ver os vampiros. Não sou muito adepta do culto ao vampirismo, mas os da Deborah são espaciais, eles parecem Werewolves. A família de Clairmont parece uma matilha, amei!
     Suportem o primeiro momento do livro I ( A Descoberta das Bruxas), logo a ação começa e não para até o fim da trilogia. :D



Trilogia All Souls

Infanto-juvenil do mês - Desventuras em Série - Esta série me deu uma canseira respeitável. 13 livros com mais um extra. Preciso fazer uma denúncia de CRUELDADE CONTRA LEITORES. Estes autores espertinhos como o senhor  Daniel Handler, enchem seus trabalhos com citações, mesmo sabendo que nós somos compulsivos e vamos lá procurar as malditas citações e acabamos descobrindo romancistas japoneses e comprando seus livros e fazendo uma lista de todos os malditos internos citados no hospital para mostrar pras suas filhas que eles são personagens de livros famosos...     ( inspirando profundamente) 

     Desventuras em Série não é uma obra alegre, mas é muito boa. Adorei a Sunny, é de longe minha personagem  favorita. A luta de espada contra dentes é impagável! ^^



 





  



















Desventuras em Série


Surpresa do Mês de Março - Mrs. Dalloway - É necessário entrar no clima. Não é possível ler Mrs. Dalloway depois de ler um monte de infanto-juvenis e alguns YA impunemente. O livro é maravilhoso. Apesar de já ter completado a leitura, sinto que preciso voltar e rever certos conceitos. Coisas de Virginia Woolf.





       Esse foi meu mês de março.    XOXO    =^.^=


terça-feira, 24 de março de 2015

Estante Virtual XI


          Para tudo! Obrigada Livraria Belvedere, finalmente ele chegooooooouuuu!
          

                    *Acabei de recuperar minha fé na humanidade.  :P

       Próxima semana, além do meu aniversário de 48 anos de traquinagens huehuehue, é tempo de falar um pouco sobre tudo que foi lido e ouvido por aí. Bom, tenho certeza que tem muita gente estudada e lida falando um monte por aí, massss nada como um fã para incrementar o nobre comentário.  ^^

                                     XOXO                    =^.^=


quarta-feira, 11 de março de 2015

Junichiro Tanizaki



   Gosto de ler fazendo anotações, não importando que tipo de livro esteja lendo. Pensando assim, descobri em "Desventuras em Série"  Junichiro Tanizaki.
    Chegou hoje, da Estante Virtual, ( Livraria Marins, Praça Tiradentes nª 85 Rj) o meu Voragem.
Sinopse:
   Nesta que é uma das obras-primas de Tanizaki, Sonoko Kakiuchi narra os acontecimentos que quase a levaram à morte (mas antes da última linha o leitor não saberá ao certo qual é a história que ela tem a contar). Mimada, voluntariosa e talvez ingênua, Sonoko se deslumbra com a beleza de Mitsuko, uma estudante de artes. Sem se importar com boatos e com as objeções de Eijiro Kakiuchi, seu marido, arranja situações propícias ao contato íntimo com a amiga. Usa o quarto do casal como ateliê e passa horas ali dentro, fechada com Mitsuko, a pretexto de pintar um retrato que nunca termina. Sonoko parece conseguir tudo o que quer. Mitsuko, porém, não demora em exibir atitudes sistematicamente fraudulentas. Acuada por um amante chantagista, suas mentiras se sucedem, aprisionando uma Sonoko cada vez mais apaixonada. Consolidada como crueldade, sua sedução avança sobre o próprio Eijiro, concedendo-lhe prazeres a que ele não queria resistir. Mitsuko, Eijiro e Sonoko corrompem e se deixam corromper. Obedientes à lógica implacável da perversão, tudo o que podem fazer é se entregar obsessivamente a seu abismo trágico. Como quem se regalou em ser escravizada, Sonoko dirá ao terminar o relato: "Quando penso em Mitsuko, não é ódio ou ressentimento o que sinto, mas saudade, tanta, tanta..."
     

                                                Boa leitura!       =^.^=

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Fevereiro

       Livro mais lindo: A Lista Negra de Jennifer Brown.



                                 

     Brasileiro: Uma grande descoberta, Hilda Hilst. Conheçam um pouco da sua biografia, faz diferença.
 




      Para rir muito: Livro leve e muito divertido. O Diário de Bridget Jones é um compilado dos piores pesadelos femininos.Adorei!

   
Clássico: O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë. Livro maravilhoso, intenso, incômodo. Muito diferente da literatura politicamente correta de Jane Austen. É lamentável, mas eu não gosto de Jane Austen. Apaixonei-me mais ainda pelo livro quando li a biografia da autora.

 Fantasia: All  Souls Trilogy Deborah Harkness. Muito Bom!




Ainda nessa categoria:  O Oceano no Fim do Caminho de Neil Gaiman.

Minha categoria favorita, infanto-juvenil-meiogótico-muitosombrio. ^^





                           XOXO      e Boa leitura!   =^.^=