Quadrinhos, animes e Literatura

Minha foto
"Alguns livros devem ser degustados, Outros são devorados, Apenas poucos são mastigados E digeridos totalmente." (Cornelia Funke, Coração de Tinta.)

domingo, 30 de novembro de 2014

40 Dias de Mudanças - Bertolt Brecht


        Nesses 40 dias, 39 agora, quero postar tudo que tenha a ver com uma visão diferente, seja essa visão uma novidade ou uma nova maneira de olhar o velho. Vamos começar com:
 - Eugen Berthold Friedrich Brecht  nasceu na Baviera, no extremo sul da Alemanha. Estudou medicina e trabalhou como enfermeiro num hospital em Munique durante a Primeira Guerra Mundial. Era filho de Berthold Brecht, diretor de uma fábrica de papel, católico, exigente autoritário, e de Sophie Brezing.
  Brecht é um dos escritores fundamentais deste século: revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação, mudou completamente a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de consciencialização e politização. (fonte: Wikipédia)

   Temos aqui, entre outras obras, "Antologia Poética de Bertolt Brecht", para não dizer que não falamos de poesia.                                                                                      
             Antologia Poética 
   
     Boa leitura!                XOXO                 =^.^=                                                                         

terça-feira, 25 de novembro de 2014

40 Dias de mudanças



      Diretamente da Escola da Ponte para nos libertar da escravidão do saber imposto.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Fernando Pessoa

 
    Faz 79 anos, no dia 30 desse mês (novembro), que Fernando pessoa morreu aos 47 anos em Lisboa. Ele era poeta, escritor, tradutor e nas horas vagas correspondente comercial. Foi tradutor de Shakespeare e Edgar Allan Poe. Flertava com o ocultismo através da Maçonaria e da Rosa-Cruz. Gostava de Astrologia, mas tinha uma queda pelo sinistro  Aleister Crowley e a "suspeitosa"  Helena Blavatsky. Matriculou-se no Curso Superior de Letras (atual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), mas não ficou por lá nem um ano. Foi educado na África do Sul, foi excelente aluno, foi intenso, foi profundo... Bebeu o mundo. Mas nada me chamou mais atenção que seus heterónimos.

      "Heteronímia  (heteros = diferente; + ónoma = nome) é o estudo dos heterónimos, isto é, estudo de autores fictícios (ou pseudoautores) que possuem personalidade. Ao contrário de pseudónimos, os heterónimos constituem uma personalidade. O criador do heterónimo é chamado de "ortónimo". É quando o autor assume outras personalidades como se fossem pessoas reais."
                                                                                                                             (fonte: Wikipédia).
 
     Não se trata apenas de um nome fictício, trata-se de uma personalidade completa (com profissão e tudo).  Entretanto, com o amadurecimento de cada uma das outras personalidades, o próprio ortónimo tornou-se apenas mais um heterónimo entre os outros. Os três heterónimos mais conhecidos (e também aqueles com maior obra poética) foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.
      Álvaro de Campos era um engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa, mas sempre com a sensação de ser um estrangeiro em qualquer parte do mundo.
      Ricardo Reis é descrito como um médico que se definia como latinista e monárquico. De certa maneira, simboliza a herança clássica na literatura ocidental. Segundo Pessoa, Reis mudou-se para o Brasil em protesto à proclamação da República em Portugal e não se sabe o ano da sua morte.
      Alberto Caeiro por sua vez, nascido em Lisboa, teria vivido quase toda a vida como camponês, quase sem estudos formais. Teve apenas a instrução primária, mas é considerado o mestre entre os heterónimos (pelo ortónimo). Depois da morte do pai e da mãe, permaneceu em casa com uma tia-avó, vivendo de modestos rendimentos e morreu de tuberculose. Também é conhecido como o poeta-filósofo, mas rejeitava este título e pregava uma "não-filosofia". Acreditava que os seres simplesmente são, e nada mais: irritava-se com a metafísica e qualquer tipo de simbologia para a vida. (nota: adoro esse ). Dos principais heterónimos de Fernando Pessoa, Caeiro foi o único a não escrever em prosa. Alegava que somente a poesia seria capaz de dar conta da realidade.
      Bem, depois desta breve apresentação o que me resta é dedicar este post a quem o amou antes de mim.

Sou o Espírito da treva

Sou o Espírito da treva,
A Noite me traz e leva;
Moro à beira irreal da Vida,
Sua onda indefinida
Refresca-me a alma de espuma...
Pra além do mar há a bruma...
E pra aquém? há Cousa ou Fim?
Nunca olhei para trás de mim...


K, este post é p'ra você, a sua favorita. Um beijo, te amo.


   Para quem gosta de poesia e princialmente Fernando Pessoa, criamos uma pasta especialmente para ele.
Os primeiros títulos são: Poesias Inéditas e Antologia Poética.

Fernando Pessoa

   Boa leitura!               XOXO                    =^.^=


 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bom dia... Bom começo...Bom início de revolução.


Se vai tentar
siga em frente.

Senão, nem comece!
Isso pode significar perder namoradas
esposas, família, trabalho...e talvez a cabeça.

Pode significar ficar sem comer por dias,
Pode significar congelar em um parque,
Pode significar cadeia,
Pode significar caçoadas, desolação...

A desolação é o presente
O resto é uma prova de sua paciência,
do quanto realmente quis fazer
E farei, apesar do menosprezo
E será melhor que qualquer coisa que possa imaginar.

Se vai tentar,
Vá em frente.
Não há outro sentimento como este
Ficará sozinho com os Deuses
E as noites serão quentes
Levará a vida com um sorriso perfeito
É a única coisa que vale a pena.


Charles Bukowsk

Novo livro na pasta Buk   TOCA EL PIANO BORRACHO COMO UN INSTRUMENTO DE PERCUSIÓN HASTA QUE LOS DEDOS TE EMPIECEN A SANGRAR UN POCO.

Coletânea Charles Bukowski



  Boa leitura!        XOXO                     -^.^-

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

As crônicas de Nárnia



      Seguindo a linha das obras completas, temos aqui As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis. Literatura infanto juvenil da melhor qualidade.

 As Crônicas de Nárnia - volume único - pdf

   Boa leitura!   XOXO      =^.^=

Sherlock Holmes

   

     Aprendi a gostar de Sherlock Holmes assistindo aos filmes de Basil Rathbone. Adorava o jeito mediúnico como ele desvendava  mistérios e a cara de bobo do Watson. Foi fácil chegar na literatura, mais fácil ainda me apaixonar pelo grande detetive.
     Garimpando por aí acabei achando 1358 páginas de Sherlock holmes (obra completa com direito a breve biografia do autor). Bom né ?

 Sherlock Holmes - obra completa

          Boa leitura!       XOXO      =^.^=

sábado, 8 de novembro de 2014

Firmin

 
     Acabei de ler Firmin, foi incrível. Para mim foi mais do que uma fábula moderna como diz a orelha do livro, para mim foi uma viagem filosófica.  Ginger estava certa, Firmin não era um rato, era um homem que pensava ser um rato.
    Leiam, é muito bom. Dá vontade de ser livreiro também. ;D        XOXO

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Estante Virtual VI

     Chegou o sexto livro pela Estante Virtual, Firmin  de Sam Savage.  Conheci esse livro por indicação  da página Um Livro Qualquer  de Tiago Morini no FB. Eu que me considero uma rata de biblioteca me interessei pelo livro. :v  
     Esse veio da Livraria Amaral Ltda, em São Paulo. Recebi sem problemas pelos Correios, infelizmente não aconteceu o mesmo com o Submarino, uma pena. :/